Renato Borghetti e Daniel Torres fazem show itinerante em Lajeado

0 0
Read Time:3 Minute, 30 Second

O 1º Show Farroupilha em Movimento abriu a programação da quarta-feira, 15/09, em Lajeado. Os músicos Renato Borghetti e Daniel Torres circularam pelas principais ruas da cidade cantando músicas nativistas. A atração integrava a programação da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado, promovida pela Prefeitura de Lajeado e pela Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG).  Além de Lajeado, outros municípios irão receber o Show em Movimento, que tem como objetivo fortalecer a cultura nativista no estado por meio da música. 

De cima de um caminhão, os artistas Renato Borghetti e Daniel Torre realizaram um show itinerante. Com saída do Parque do Imigrante, o caminhão passou pelos bairros Alto do Parque, São Cristóvão e Centro, até chegar no Acampamento Farroupilha, localizado no Parque dos Dick.

As músicas nativistas chamavam a atenção de quem transitava pela cidade. O representante comercial, Rodrigo Eckert, aguardava a passagem do caminhão ao lado da sua filha, Sofia Caumo Eckert, 9 anos, na Avenida Piraí.

– Ficamos sabendo do show pelas redes sociais. Minha filha, Sofia, leu a programação, achou diferente e pediu para ver. Ela faz aula de montaria, então tem muito contato com o cavalo e a tradição gaúcha. Eu também gosto muito e a incentivo. Gostamos muito da experiência. Foi contagiante – contou Rodrigo.

Durante o trajeto, o caminhão também parou em frente ao Hospital Bruno Born (HBB) e do Posto de Saúde do Centro para prestar uma homenagem aos profissionais da saúde.

– A caravana farroupilha foi uma experiência que trouxe aos nossos funcionários alegria e descontração. Sentimentos tão importantes para quem no dia a dia lida com tensão e inseguranças. Todos que puderam acompanhar a caravana ficaram muito gratos pelo momento – disse Giseli Vieceli Farinhas, gerente de Recursos Humanos do Hospital Bruno Born.

 

O Show em Movimento foi uma realização da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, promovida pela Nova Produções, com patrocínio de Cotrifred, Cotricampo, Cotripal, Super Benedetti, Bio Ideal, Girando Sol, Larssen e Probon.

O show foi transmitido online e pode ser revisto clicando aqui.

A programação da Semana Farroupilha de Lajeado segue nesta quinta-feira, 16/09, com o show de Lisandro Amaral, às 20h, no Parque dos Dick.

Confira a programação completa da Semana Farroupilha:

 

16/09 – Quinta-feira

20h – Show de Lisando Amaral

 

17/09 – Sexta-feira

12h – Sacada Cultural – Dupla Kevin e Kauã na Casa de Cultura

19h – Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje)

21h – Show grupo Batecasco

 

18/09 – Sábado

16h – Gaiteiro Antônio Lopes de Souza

18h – Apresentação Invernada Adulta – CTG Bento Gonçalves

19h – Oração à Terra

21h – Tornado da Vanera

 

19/09 – Domingo

17h – Grupo de danças da Aldeia Foxá (participação de Caroline Scariot)

19h – Orquestra Jovem de Lajeado

21h – Lida Bruta

 

20/09 – Segunda-feira

9h – Cavalgada (saída do Parque Ney Santos Arruda) com recepção no acampamento

17h – Show de Pablo Pereira

18h- Apresentação Farrapas&Tropilhanas – CTG Tropilha Farrapa

19h –  Encerramento – Apagar da Chama Crioula, Apresentação de Vinícius Gianezini e Angélica Rosa Bertamoni

21h – Alma Crioula

 

Atividades paralelas: 

 

Painel Anita Garibaldi

Neste ano, em todo o Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha será dedicada às comemorações pela passagem dos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi. Para aderir às comemorações do Estado, a artista Flávia Pozzobon irá retratar a figura de Anita Garibaldi em um painel, que será instalado no acampamento. 

 

Exposição na Casa de Cultura 

A partir do dia 08/09, a comunidade também poderá prestigiar a exposição “Mês Farroupilha: o modo de vestir e os usos e costumes do gaúcho através dos tempos”. O público poderá realizar uma viagem no tempo com demonstração de indumentárias desde o traje primitivo, farroupilha, estancieiro, charqueador, até o traje atual, além de objetos que fazem parte das atividades cotidianas e festivas do gaúcho. O lançamento oficial da exposição será no dia 14/09, às 10h, na Casa de Cultura de Lajeado. 

 

Sacada Cultural

Para integrar a programação, a Casa de Cultura realizará mais uma edição do projeto Sacada Cultural. A dupla Kevin e Kauã, jovens moradores de Pouso Novo, irão se apresentar no dia 17/09, às 12h, nas sacadas da Casa.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %