Com palestra sobre yoga e meditação, chega ao fim a III Jornada de Saúde do Servidor

0 0
Read Time:2 Minute, 19 Second

Com um debate somado à prática de yoga e meditação, chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (8/10) a 3ª edição da Jornada de Saúde do Servidor. O ciclo de palestras virtuais, promovido na semana de 4 a 8 de outubro em lembrança ao Mês do Servidor Público, buscou destacar a importância do autocuidado e em seu último dia contou com a participação das integrantes dos projetos de extensão “Yoga para Todxs” e “Meditação e Yoga como Prática de Vida”, ambos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Durante cerca de 1h30min, a coordenadora dos projetos, Lisandra Oliveira e Silva, e as integrantes Giani Camargo Cazanova, Joelene de Oliveira de Lima e Sabine Borges Silveira trouxeraminformações sobre as propostas e orientaram os participantes na realização de uma aula virtual de yoga.

Com cerca de 700 servidores inscritos, a III Jornada foi uma iniciativa do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DMEST/SPGG), e contou também com o lançamento de cartilhas sobre cada um dos temas abordados.

“Abrimos o mês do servidor com uma jornada intensa, em que aprendemos muito sobre o autocuidado e a importância da saúde coletiva. As palestras nos mostraram a necessidade de olharmos para os contextos em que estamos inseridos, sobre o cuidado com quem está ao nosso lado e também sobre a busca pelo nosso próprio bem-estar”, destaca a diretora do Dmest, Carla Bravo.

Temas

As lives da III Jornada tiveram início na segunda-feira (4/10) com o tema Ansiedade e Transtorno do Pânico, trabalhado pelas servidoras estaduais Cristiane Bens Pegoraro e Nathalie da Silva Maciel, ambas psicólogas. Na terça-feira (5/10), o médico Christiano Perin abordou os distúrbios do sono em sua palestra. As Estratégias de Saúde no Trabalho foram trazidas na quarta-feira (7/10) pela psicóloga servidora da Secretaria Estadual da Saúde Cláudia Magnus e o autocuidado e saúde integrativa foi o assunto trabalhado pela mestre em saúde e servidora da Brigada Militar Joséli do Nascimento na quinta-feira (7/10).

Com cerca de 3,8 mil visualizações nos vídeos das lives do Youtube até a tarde desta sexta-feira, a III Jornada teve o apoio da Assessoria de Comunicação da SPGG e da Escola de Governo (EGov), certificadora do evento, para sua realização.

Materiais da III Jornada

Dia 1: Ansiedade e Transtorno do Pânico (VídeoCartilha)  

Dia 2: Distúrbios do Sono (VídeoCartilha
 
Dia 3: Estratégias de Saúde no Trabalho (VídeoCartilha

Dia 4: Autocuidado e Saúde Integrativa (Vídeo Cartilha)  

Dia 5: Yoga e Meditação como Prática de Vida (Vídeo Cartilha)  

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

– Leia Mais!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %