Palácio Aberto sobre a nova terceira idade irá ao ar na TVE neste sábado, dia 30

0 0
Read Time:1 Minute, 55 Second

A imagem de pessoas com mais de 60 anos vivendo de forma reclusa e ociosa é algo que não corresponde à realidade de grande parte dos idosos brasileiros. Cada vez mais ativa, produtiva e conectada, a chamada nova terceira idade é tema desta edição do Palácio Aberto. Produzido pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), o programa vai ao ar na TVE neste sábado (30/10), às 21h30.

Com apresentação da jornalista Nara Sarmento, o programa tem como convidados a jornalista e atriz Laura Medina; o médico Rodolfo Schneider, integrante da comissão científica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS; e Eduardo Dickie, dentista especialista em odontogeriatria.

08102021 FDV 6037
Convidados falaram sobre as transformações no estilo de vida e comportamento na terceira idade – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Hoje o Brasil tem 20,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos, pouco mais de 10% da população. A expectativa de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 74 anos, 12 anos a mais do que a média de 1980.

08102021 FDV 5977
Modelo do programa proporciona que audiência acompanhe gravação – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A melhora na qualidade de vida, fruto dos avanços da medicina e de novos hábitos de saúde, se reflete em mais longevidade, independência e liberdade. Em uma conversa gravada no principal salão do Palácio Piratini, o Negrinho do Pastoreio, os convidados falaram sobre as transformações no estilo de vida e comportamento da terceira idade.

Além da transmissão na noite deste sábado (30), o programa será reprisado pela TVE no domingo (31/10), às 23h45. O conteúdo será disponibilizado no canal oficial do governo do RS no Youtube.

Palácio Aberto

08102021 FDV 5925
Apresentação é da jornalista Nara Sarmento – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O Palácio Aberto foi idealizado com o objetivo de abordar temas de interesse da sociedade tendo como cenário o Piratini, que completou 100 anos em 2021.

A primeira edição, ambientada no Salão Alberto Pasqualini, teve como tema a Luta pela Democracia e foi conduzida pelo governador Eduardo Leite e pela secretária de Comunicação, Tânia Moreira. O segundo programa, gravado nos jardins do palácio, abordou a campanha do Outubro Rosa.

A exibição da quarta edição do Palácio Aberto está prevista para o dia 6 de novembro.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Marcelo Flach/Secom

– Leia Mais!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %