Propostas ganhadoras do 2ª Concurso Arte na Cidade estão sendo realizadas em Lajeado

0 0
Read Time:2 Minute, 10 Second
Foto: Kástenes Casali

O muro lateral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Viena foi colorido por meio da intervenção artística realizada pelos artistas Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristiana Bauer Leonhardt. A intervenção integra o 2ª Concurso Arte na Cidade, realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado e com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), por meio do Núcleo de Cultura e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SEMEIA EMAU). 

Conforme Maiara, a proposta do trabalho realizado na EMEF Nova Viena é lembrar da identidade do município, não esquecendo das “Origens” da cidade, como é intitulado o projeto. Esse foi o motivo da escolha da frase “Troque suas folhas mas não perca suas raízes”, que está estampada no centro do desenho.

Para Baldissera, as intervenções artísticas valorizam os espaços urbanos.

-Os desenhos humanizam os espaços e mostram que são áreas ocupadas. Explorar os ambientes com mais circulação de crianças possibilita o contato com o mundo da arte desde cedo – disse o artista.

Os trabalhos do 2º concurso Arte na Cidade já haviam sido iniciados na semana passada, com a arte feita no muro do Presídio Estadual de Lajeado, projeto proposto por Samuel Hergesell (clique aqui para ler mais). Com o tema  “Celebrando os 130 anos de Lajeado”, outros locais da cidade também receberão intervenções artísticas, são eles: o muro da Associação de Moradores do bairro Montanha, Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no bairro São Cristóvão, e o Ginásio SAMB, no bairro Jardim do Cedro.

Além das intervenções principais, cada artista ou equipe vencedora irá executar obras em outros dois espaços de intervenção artística de menor dimensão, situados no mesmo bairro. O 2º Concurso Arte na Cidade conta com o apoio de Tintas Nobre, que forneceu as tintas para a execução das artes. Os selecionados receberam R$ 10 mil para a execução da intervenção nos espaços principais e secundários. 

Confira os vencedores e os locais que receberão intervenção:

Local 1: Muro Presídio Estadual de Lajeado – Florestal

Proposta vencedora: Samuel Hergessel (sem título)

Local 2: Ginásio SAMB – Jardim do Cedro

Proposta vencedora: Alessandro Cenci e Romulo Renan Moura (sem título) 

Local 3: Associação de Moradores do Bairro Montanha

Proposta vencedora: Bruna Karolina Schuster Becker (título do projeto: Futuro Sustentável)

Local 4: Muro EMEF Nova Viena – Olarias

Proposta vencedora: Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Leonhardt (título do projeto: Origens)

Local 5: Centro Esportivo Municipal Mário Lampert – São Cristóvão

Proposta vencedora: Ivana Lazzaron Pereira (título do projeto: Cidade Joia)

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %