Exposição Fotográfica Lajeado 130 anos pode ser conferida na Univates

0 0
Read Time:2 Minute, 5 Second
A exposição ficará na Univates até o dia 22/11 Foto: Pietra Darde A exposição ficará na Univates até o dia 22/11

Imagens que retratam histórias ocorridas ao longo dos 130 anos de Lajeado agora estão expostas Universidade do Vale do Taquari – Univates. A Exposição Fotográfica Lajeado 130 anos”, que foi organizada pela Prefeitura de Lajeado em alusão ao aniversário de emancipação do município, comemorado no dia 26 de janeiro, ficará na Universidade até o dia 22/11.

    

Por meio do trabalho voluntário do publicitário Luiz Darde e de seu filho, Guto Darde, iniciado em maio de 2021, a exposição conta com 36 imagens que retratam construções, instituições e momentos emblemáticos da cidade. As fotografias foram garimpadas e restauradas para serem reapresentadas com outro olhar. 

 

A comunidade foi convidada e participou do projeto, trazendo fotos de seus arquivos pessoais que contribuem para contar a história da cidade. Além disso, fotos do Arquivo Histórico Municipal também foram selecionadas para compor a exposição, e vídeos foram produzidos com personalidades da cidade, que contaram curiosidades e histórias por trás de cada registro. 

 

Enquanto circulava pelo campus, a psicóloga Martha Inês Hermes Grillo foi surpreendida pela exposição.

 

– Hoje fui surpreendida por imagens incríveis da história de Lajeado. Fiquei emocionada com as lembranças que suscitaram: as imagens do antigo prédio do HBB, onde nasci, os desfiles da Volkswagen, as beldades que tanto admirávamos, como nossas misses e rainhas – contou Martha.

 

A orientação para quem for prestigiar a mostra é levar consigo o celular com um fone de ouvido para a visualização dos vídeos, que estão disponíveis por meio de um QR Code.

 

 

Sobre a autoria das imagens

 

A maior parte das imagens da exposição não tem autoria conhecida. Os visitantes que eventualmente souberem identificar com certeza o autor de alguma das fotografias pode enviar e-mail com a informação para gap.imprensa@lajeado.rs.gov.br para que seja providenciada a identificação.

 

Sobre como contribuir com registros históricos

 

O projeto que se inicia com a exposição é uma obra em construção. Pessoas interessadas em colaborar com o envio de outras imagens históricas e/ou com a gravação de depoimentos relatando episódios dos 130 anos de Lajeado podem enviar e-mail com a fotografia digitalizada ou informações sobre como proceder para que a Prefeitura possa ter acesso ao material.

 

 

Exposição Fotográfica Lajeado 130 Anos

Quando: de 04/11 até dia 22/11

Local: Saguão dos Prédios 7 e 8 da Univates

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %