INSTITUCIONAL: Encontro de Botânicos do Sul do Brasil se encerra na Univates com divulgação de ilustrações e fotografias premiadas

0 0
Read Time:2 Minute, 6 Second

LAJEADO – Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e sobre a importância da sua conservação e das possibilidades de exploração sustentável, a Universidade do Vale do Taquari – Univates, em parceria com outras instituições, realizou entre a quarta-feira (3) e a sexta-feira (5) o I Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil. Participaram cerca de 400 pessoas, entre estudantes e pesquisadores, de 18 estados brasileiros. O evento teve 135 trabalhos científicos aprovados. 

O concurso 

A Univates e a Comissão Organizadora do I Encontro realizaram, como parte da programação do evento, um Concurso de Ilustração Botânica e Fotografia, que teve como objetivo destacar produções artísticas sobre espécies vegetais nativas brasileiras. A Comissão Julgadora foi composta por três membros especialistas em Botânica e Ilustração Científica. Foram recebidos 34 trabalhos, entre fotografias amadoras ou profissionais e ilustrações, sem que essas tivessem, necessariamente, ser de origem acadêmica.

Encontro de Botânicos do Sul do Brasil 

O evento é uma promoção da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), com organização dos membros da SBB Regional Sul, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A programação foi pautada em temas emergentes e em pesquisas em andamento e teve como objetivo abarcar todos os grupos biológicos estudados tradicionalmente pelos botânicos. Os temas atuais na área envolvem restauração ecológica e espécies exóticas invasoras, genética, conservação e bioprospecção de plantas, biodiversidade dos campos sulinos e seu grau de conservação. O Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil também discutiu o ensino de Botânica, contribuindo para melhorar a prática pedagógica de professores e estudantes de licenciatura.

Confira os trabalhos artísticos premiados por categoria 

Ilustração botânica – preto e branco

1º lugar

Luehea rufescens A.St.-Hil.

Nanquim

AUTOR: IZABELLA MARTINS DA COSTA RODRIGUES

2º lugar 

Microgramma vacciniifolia (Langsd. & Fisch.) Copel.

Ilustração em grafite

AUTOR: EMANUEL SCHERDIEN DA ROSA

Menção honrosa

Phallus indusiatus

Nanquim e pontilhismo

AUTOR: JOÃO AUGUSTO CASTOR SILVA 

Ilustração botânica – colorida 

1º lugar

Cattleya intermedia

Aquarela

AUTOR: DELIO ENDRES JÚNIOR

2º lugar 

Miltonia flavescens

Lápis de cor

AUTOR: HAMILTON PEREIRA NASCIMENTO

Fotografia

1º lugar

Título –  Oxalis brasiliensis G. Lodd.

Câmera fotográfica Canon PowerShot420

AUTOR: JÚLIA DE MORAES BRANDALISE

2º lugar 

Título –  Flor em queda

Fotografia em alta velocidade

AUTOR: DÉBORA PARRAGA DA SILVA

Texto: Lucas George Wendt 

Imagens: ver aqui

Assessoria de Imprensa 
Setor de Marketing e Comunicação – Univates
+55 51 3714-7018
WhatsApp: (51) 9 9606-3234
Lajeado – RS – Brasil



Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %