LSAIT promove curso gratuito de diagnóstico avícola: doenças imunossupressoras

0 0
Read Time:1 Minute, 20 Second

Nesta terça-feira (09/11), a partir das 18h, ocorre o Curso de Diagnóstico Avícola – Doenças Imunossupressoras, desenvolvido  pelo Laboratório Saúde das Aves e Inovação Tecnológica (LSAIT) do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email do inovasaudeanimal@gmail.com. O encontro será transmitido pela plataforma google meet.

O curso vai ser administrado pela professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Claudia Yurika Tamehiro, doutora em zootecnia na área de avicultura, com a palestra “Anemia Infecciosa e Doença de Gumboro das aves”. E pela professora Rosecler Alves Pereira, doutora em medicina veterinária preventiva e patologia com ênfase em patologia aviária pela UFRGS, com a palestra “Monitoria histopatológica para o controle das doenças imunossupressoras das aves”. 

De acordo com Rosecler, quando encontramos um cenário que envolve perdas produtivas e de condenação, é natural que se procure por um grande e único fator responsável. No entanto, afirma que a investigação séria e responsável normalmente irá demonstrar que nutrição, genética, manejo e sanidade, todos e cada um deles, têm sua parcela de responsabilidade, nesta última com especial atenção especial para as doenças imunossupressoras”.

Já Tamehiro ressalta que as doenças imunossupressoras das aves são um desafio constante nas produções avícolas e podem causar grandes prejuízos econômicos na cadeia de produção. “A adoção de medidas de biosseguridade e utilização de vacinas são importantes para manter os plantéis livres de enfermidades como Doença de Gumboro e Anemia Infecciosa”, destaca a professora da UENP.

– Leia Mais!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %