Mutirão recolhe quase seis toneladas de resíduos em estrada

0 0
Read Time:2 Minute, 30 Second

Ação realizada no sábado (20) pela manhã, em trecho da ERS-129 (Estrada Transantarita), foi promovida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) em parceria com entidades e contou com a participação de dezenas de voluntários

Embalagens plásticas dos mais diversos tamanhos nos acostamentos ou rolando com o vento pela pista da ERS-129. Roupas, também restos de animais, móveis e materiais de construção espalhados em terrenos próximos da via conhecida como Estrada Transantarita. Ainda, lâmpadas, pilhas e eletrônicos, que necessitam de atenção ainda maior quanto ao descarte, jogados ao longo do percurso. Ao todo foram 5,7 mil quilos de resíduos recolhidos pelo mutirão de limpeza promovido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) de Estrela. A ação, realizada no sábado pela manhã (20), foi uma parceria com o Lions Club, o Rotary, entidade Lixo Zero do Vale do Taquari, secretarias municipais de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis); de Infraestrutura; de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); da Fazenda; Saúde e Educação (Smed); e ainda Câmara de Vereadores, Corsan e CRbio.

O mutirão percorreu todo o trecho da estrada, do trevo da BR-386 até a rótula da Rua Júlio de Castilhos, no Bairro Cristo Rei, já no perímetro urbano da cidade. O Condema distribuiu aos voluntários materiais como luvas e sacos plásticos. A Secretaria de Infraestrutura disponibilizou maquinário. Um caminhão e uma retroescavadeira foram utilizados no recolhimento e transporte do lixo recolhido que foi levado até a usina de resíduos do município, onde foi pesado, triado e então ganhou seu destino correto.

De acordo com Tanara Schmidt, coordenadora do departamento de Meio Ambiente de Estrela, tratou-se de mais um movimento de limpeza e sensibilização em torno de um tema que merece sempre atenção por parte da população. “Outras ações realizadas já neste ano com o mesmo propósito mostraram o quanto a situação precisa ser trabalhada junto à população. Se é grande a quantidade de resíduos depositados irregularmente em locais públicos mesmo na cidade, imagine às margens de uma estrada”, diz ela. “Coletamos lâmpadas, roupas, entulhos de materiais eletrônicos como celulares. Também restos de animais e pneus. Mas o que chama a atenção é a grande quantidade de garrafas, latinhas de bebida e embalagens de alimentos espalhados por todo percurso, materiais que podem ser facilmente e corretamente descartados ao longo das semanas na coletiva seletiva que realizamos”, pontua ela.

Tanara Schmidt relembra às pessoas, comerciantes e industriários que não sabem o que fazer com alguns materiais, ou a forma correta de descarte, que façam contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), a qual o departamento pertence, para as devidas orientações. “As famílias ou empresas que têm dúvidas de como realizar o descarte de seus resíduos, façam contato com a gente que vamos passar as orientações ou mesmo auxiliar na ação”. O Departamento realizará agora, ao longo das próximas semanas, o Natal Verde, que prevê ações de conscientização focadas nos alunos do município e realizadas diretamente nas escolas.

– Curta e Compartilhe!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %