Para a vacinação seguir salvando vidas, o esquema vacinal precisa estar completo!

0 0
Read Time:1 Minute, 31 Second

 

A Ômicron, nova variante do coronavírus, que foi detectada na África do Sul, já possui casos ativos na região e é altamente transmissível. Neste momento, é importante pensar na saúde individual e coletiva, contribuindo para o enfrentamento da pandemia, através da vacinação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as vacinas são eficazes contra a Ômicron, protegendo os infectados de desenvolver doença grave. Ou seja, com o esquema vacinal completo é possível proteger a vida e evitar mais perdas associadas à Covid-19.

Considerando os retornos ao formato presencial em 2022, a Unisc faz o apelo de que sua comunidade acadêmica mantenha o esquema vacinal completo para cuidar de si e do próximo. Com empatia e respeito será possível circular com segurança nos espaços da Universidade e das ruas.

Vale lembrar que outras medidas preventivas, como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras e a ventilação natural de ambientes fechados ainda precisam ser seguidas, pois a pandemia não acabou.

Para prevenção e controle da variante, é necessário dar ainda mais atenção aos reforços das vacinas de todos os indivíduos acima de 18 anos. Para isso, fique atento aos prazos estabelecidos em concordância com a vacina recebida e condições de saúde.

 

Lembre

– Verifique seu esquema vacinal e os prazos na carteirinha;

– Segunda dose não é reforço, é necessária para completar a imunização;

– A dose de reforço acontece a partir de quatro meses da aplicação da segunda dose; a partir de dois meses da dose única; e a partir de 28 dias da segunda dose para imunossuprimidos;

– Mesmo com a vacinação é essencial o uso contínuo de máscara e a higienização das mãos com álcool em gel 70%;

– Evite aglomerações;

– Sempre que apresentar sintomas gripais, é indicado procurar atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima.

– Saiba mais aqui…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %