Secretaria de Agricultura e Emater incentivam a meliponicultura

0 0
Read Time:59 Second

O que para muitos é conhecido como abelha sem ferrão ou “mirim”, as meliponas são abelhas nativas que se encontram em árvores, construções ou mesmo no chão. São produtoras de um mel que possui propriedades medicinais, atuando na proteção do nosso organismo. Mas, principalmente, são exímias polinizadoras.

De acordo com estudos, as abelhas sem ferrão são responsáveis por mais de 80% da polinização das árvores, além de contribuir na polinização das plantas cultivadas. Enquanto uma abelha com ferrão consegue produzir 0,33 gramas de mel, uma melipona pode produzir até 6,66 gramas. A atividade que dá nome à sua criação é a meliponicultura.

Para incentivar a meliponicultura, Secretaria de Agricultura e Emater/RS-Ascar de Bom Retiro do Sul estão conduzindo um trabalho de incentivo à criação destas abelhinhas. Foi feita encomenda por agricultores do município e o acompanhamento na propriedade é realizado pelos técnicos da Emater, a fim de transferir ninhos de troncos ou construções, e manejar as colmeias.

Interessados podem entrar em contato com o escritório da Emater/RS-Ascar de Bom Retiro do Sul para realizar a encomenda ou solicitar assistência técnica para manejo, pelo telefone 51 9 9812-8398.

– Curta e Compartilhe!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %