Posto do Centro atenderá no sábado pacientes com sintomas gripais

0 0
Read Time:4 Minute, 27 Second

Com o aumento do número de casos ativos de Covid-19 no município, o Posto de Saúde do Centro funcionará neste sábado, 15/01, das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia, para atender exclusivamente pacientes com sintomas gripais e respiratórios.  A medida foi adotada pela Secretaria da Saúde para qualificar e ampliar o atendimento médico de casos suspeitos de contaminação por coronavírus.

 

Os casos serão avaliados pela equipe de saúde, que fará a orientação e os encaminhamentos necessários para o atendimento.

 

– A rede municipal de saúde está com uma alta demanda por atendimento por síndromes gripais nos últimos dias. Essa é uma medida que adotamos para ampliar o atendimento e também para não sobrecarregar a UPA no final de semana, reduzindo assim as filas e o tempo de espera para quem precisar – explicou o secretário municipal da Saúde, o médico pneumologista Cláudio Klein.

 

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, em caso de sintomas gripais, os pacientes podem buscar atendimento nas Unidades de Saúde de referência do seu bairro.

 

Atendimento de casos com síndromes gripais no sábado, 15/01

Local: Centro de Saúde do Bairro Centro

Endereço: Rua Júlio May, 383 – Centro

Fone: 3982-1127

Horário de atendimento no sábado, 15/01: 10h às 16h (apenas para sintomas gripais)

 

 

Atendimento no Posto de Saúde do Morro 25 

 

Em razão da necessidade de reorganização do atendimento de profissionais devido ao coronavírus, entre esta quinta-feira, 13/01, e a próxima quinta, 20/01, os atendimentos médico e de enfermagem realizados no Posto de Saúde Morro 25 ocorrerão no Posto de Saúde do Santo Antônio. A parte administrativa continuará funcionando na Unidade do Morro 25, com a dispensação de medicamentos e orientações. A medida poderá ser prorrogada, dependendo da evolução da pandemia. 

 

 

Necessidade de completar o esquema vacinal e fazer dose de reforço

 

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que as pessoas completem seu esquema vacinal contra a Covid-19 com a segunda dose e, quando for o caso, também com a dose de reforço. Pesquisas têm indicado que a dose de reforço aumenta a produção de anticorpos contra o vírus, evitando casos graves e a necessidade de internação hospitalar. Até agora, 18.049 pessoas já receberam a dose de reforço em Lajeado.

 

– É importante que todos se conscientizem e busquem completar seu esquema vacinal, principalmente co

m a dose de reforço. Apesar de estarmos com um alto número de casos ativos, as internações ainda são muito pequenas, o que indica a eficácia das vacinas – disse o secretário municipal da Saúde, o médico pneumologista Cláudio Klein, alertando que a variante Ômicron tem apresentado até agora um maior potencial de propagação, mas menor risco de hospitalização.

 

No pico da pandemia em 2021, entre os meses de fevereiro e abril de 2021, Lajeado contabilizou 1.063 casos ativos da doença, no dia 05/03/21. Naquele momento, o Hospital Bruno Born havia expandido a oferta de leitos de estava com UTI e chegou a ter 52 pacientes de Covid em unidade intensiva. Agora, nesta nova onda de casos, na última terça-feira, 11/01, o município atingiu 758 casos ativos, e apenas 2 casos de internação em unidade intensiva.

 

Vacinação em Lajeado

A aplicação de dose 1, dose 2 e doses de reforço segue para os mesmos grupos no CAPS Adulto. Veja mais no quadro abaixo. 

Importante ressaltar que o intervalo entre a dose 2 e a de reforço dos imunizantes Coronavac, Fiocruz/Oxford/AstraZeneca ou Pfizer é de quatro meses. Sendo assim, maiores de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal básico até o dia até 13/09 já podem buscar pela dose de reforço nesta quinta-feira, 13/01.

Já para quem se imunizou com a Janssen, o intervalo entre a dose única e a dose de reforço é de 2 meses. Desta forma, a dose de reforço poderá ser aplicada em todas as pessoas que já tomaram a dose anterior da Janssen até o dia 13/11, se for feita na quinta-feira, 13/01.

 

 

 

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 – Quinta-feira, 13/01

 

 

Local: CAPS Adulto (Rua Saldanha Marinho, 770 – Bairro Centro)

Horário: 8h às 15h

 

 

Quem pode fazer Dose 1

 

Adolescentes com 12 anos ou mais (levar carteirinha de vacinação)

Maiores de 18 anos

 

Quem pode fazer Dose 2

(levar documento e carteirinha de vacinação)

 

Quem fez a Dose 1 de

  Data referência para a Dose 2    

CoronaVac

Até 16/12

Fiocruz/Oxford/AstraZeneca

Até 04/11

Pfizer

Até 23/12

 

Quem pode fazer Dose de Reforço

(levar documento e carteirinha de vacinação)

 

Quem fez a Dose 2 ou a Dose Única

Data referência para o reforço

Maiores de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal básico

(Coronavac, Fiocruz/Oxford/AstraZeneca ou Pfizer)

Até 13/09

Maiores de 18 anos que tenham feito a dose única da Janssen

Até 13/11

 

HORÁRIO DE VACINAÇÃO EM JANEIRO

 

Durante todo o mês de janeiro, a vacinação será de segunda a quinta-feira das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Nas sextas-feiras, a vacinação será aplicada com horário estendido, das 8h às 20h.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %