Conselhos Tutelares da região participam de reunião na Prefeitura de Lajeado

0 0
Read Time:1 Minute, 39 Second
Foto: Laura Mallmann

O 4º Encontro Troca de Experiências entre Conselhos Tutelares ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, na manhã desta quinta-feira, 12/05. Conselheiros da comarca de Lajeado e cidades convidadas participaram do evento, que contou com a presença do promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, e da delegada Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Márcia Bernini.

A comarca de Lajeado abrange as cidades de Lajeado, Marques de Souza, Forquetinha, Sério, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Canudos dos Vale e Progresso. Estiveram presentes também conselheiros tutelares de Teutônia, Arroio do Meio e Estrela.

Durante o mês de maio, o Conselho Tutelar trabalha a conscientização sobre abuso sexual de crianças e adolescentes em escolas do município. Por isso, o tema também foi abordado na reunião. Conforme a coordenadora do Conselho Tutelar de Lajeado, Rejane Teresinha Junqueira, o momento é de integração e troca de experiências para que os Conselhos trabalhem com um padrão no atendimento.

– Queremos repassar conhecimentos e construir uma forma de trabalhar em conjunto entre os Conselhos. Esse encontro é importante para que os conselheiros compreendam como atuamos em Lajeado na abordagem de famílias e, ao mesmo tempo, compartilhem as suas experiências – explica a coordenadora.

A delegada Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Márcia Bernini, responsável também pelos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, palestrou para o grupo. Em sua fala, ela reforçou orientações de abordagem e relatou experiências já atendidas no município de Lajeado.

– Esse encontro é de extrema importância para repassarmos informações sobre os métodos de trabalho da delegacia aliada ao Conselho Tutelar e para conhecermos as formas de abordagem das demais cidades. É uma troca muito enriquecedora para o dia a dia do nosso trabalho – analisa a delegada.

O promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, orientou os conselheiros sobre os métodos de abordagem, mapeamento de famílias para identificação de abusadores e também ressaltou a importância dos agentes na comunidade.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %