Secretaria da Saúde de Lajeado realiza ações de prevenção ao câncer bucal

0 0
Read Time:1 Minute, 57 Second

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza desde o início do mês ações do Maio Vermelho, quando são reforçadas as ações de prevenção ao câncer bucal. Os profissionais da saúde bucal do município intensificaram orientações sobre a doença por meio de cartazes nas unidades. 

Conforme o coordenador da Saúde Bucal do município, Luiz Alberto Drews, os dentistas das unidades básicas realizaram decorações com informações e orientações de como realizar um autoexame e de quando se deve procurar um profissional para sanar eventuais dúvidas.

– Estas ações são realizadas anualmente em maio, mas as informações e os atendimentos destes casos ocorrem durante o ano inteiro. É importante que as pessoas se conscientizem para evitar que este tipo de câncer se instale. Esse câncer deve ser descoberto no início, pois ele pode comprometer rede ganglionar ou com metástases tornando o tratamento, muitas vezes, apenas paliativo – esclarece Drews.

O coordenador explica que o Rio Grande do Sul é, atualmente, um dos estados com maior incidência deste tipo de câncer, por ser um dos estados em que a lida na agricultura e a fumicultura familiar são significativas.

– A exposição ao sol sem protetor solar ou chapéu podem causar com o tempo câncer de pele ou lábio e contribuir com o aumento deste índice. Outros fatores que propiciam o câncer bucal é o alcoolismo, tabagismo, próteses desajustadas e traumas na cavidade oral que não cicatrizam em até 15 dias. É importante procurar ajuda logo no início de lesões faciais, labiais e intraorais – esclarece Drews.

O município ainda conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no qual o dentista pode encaminhar para o especialista estomatologista ou buco-maxilo facial, que pode fazer uma biópsia de casos suspeitos e complexos.

Maio vermelho: câncer e saúde bucal + Dia Mundial Sem Tabaco

Lajeado também oferece o grupo de cessação do tabagismo na Unidade Básica de Saúde Universidade, junto ao prédio 16 da Univates, e o Grupo Centro no auditório da Sesa (confira os endereços abaixo).

UBS Universidade

Local: Auditório da UBS Universidade, endereço: Avenida Alberto Müller, 1151, Prédio 16 da Univates, bairro Universitário.

Quintas-feiras – 20h

Grupo Centro

Local: Auditório Sesa (5º andar), endereço: Rua Alberto Torres, 452, 5º andar, bairro Centro.

Terças-feiras – 14h

Texto: Laura Mallmann

Fotos: Prefeitura de Lajeado

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %