Família Salton passa a integrar o Pacto Global da ONU no Brasil

0 0
Read Time:3 Minute, 8 Second

Família Salton passa a integrar o Pacto Global da ONU no Brasil

Projeto é considerado a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa no mundo

A Família Salton acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

 

Prestes a completar 112 anos, a vinícola gaúcha é considerada a mais antiga do país em funcionamento e é líder nacional do mercado de espumantes. Diversas ações voltadas à esfera da sustentabilidade desenvolvidas pela empresa são destaque especialmente dentro da vitivinicultura brasileira – e acabam tendo relação direta com os ODS criados pelo Pacto Global. Entre as ações, está a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), feito em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) que identificou o impacto ambiental da vinícola, mapeando as melhores práticas e preparando a companhia para reduzir suas emissões. Os parâmetros utilizados nessa iniciativa são reconhecidos internacionalmente e, até então, não há registros de outros dados nacionais do setor nessa metodologia. O inventário, por exemplo, reforça o compromisso da Salton com ações relacionadas às mudanças climáticas, cidades e comunidades sustentáveis.

 

Outra iniciativa importante resultou na redução em 99% do uso de herbicidas nos vinhedos próprios da Salton na Campanha Gaúcha, garantindo o desenvolvimento da viticultura sustentável como atividade econômica na região, ao mesmo tempo em que protege a biodiversidade local. Dentro do Pacto Global, esta ação é um exemplo de compromisso com a vida terrestre. Completa ainda este compromisso o suporte na elaboração de um guia inédito de amostragem e recomendação de adubação para vinhedos da Campanha Gaúcha, iniciativa pioneira e desenvolvida junto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O material foi compartilhado com os produtores rurais e define valores para aplicação de nutrientes nos vinhedos, aumentando a produtividade e a qualidade dos frutos.

 

As parcerias com duas reconhecidas universidades gaúchas, e que atuam como polo de educação e inovação nas regiões onde a vinícola está inserida – a UCS e a UFSM – retratam o compromisso da Salton com o crescimento econômico, indústria e inovação. A Salton também desenvolve parcerias setoriais e estímulo ao processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como adesão a compromissos globais.

 

 

Sobre o Pacto Global das Ações Unidas

 

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

 

O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

 

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar o nosso progresso em relação aos Dez Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br

Fotos: Daniela Radavelli, Divulgação

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %