Fundação Salvador Arena e ETASA realizam bate papo online sobre o Curso Técnico gratuito em Agropecuária

0 0
Read Time:3 Minute, 31 Second

Na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, às 15h, a Fundação Salvador Arena (FSA) e a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), da qual é mantenedora, promovem uma live no YouTube para esclarecer dúvidas sobre gratuidade do curso técnico em agropecuária e sobre as bolsas sociais que estão disponíveis. Destinada a representantes das organizações apoiadas pela fundação e a interessados no curso técnico, a conversa também abordará temas como aptidão para o processo seletivo, empregabilidade no setor, grade curricular etc.

Uma das principais premissas da FSA é a transformação social por meio da educação. Por isso, além de promover formações gratuitas ao longo do ano em prol do fortalecimento do terceiro setor como um todo, investe anualmente em projetos próprios voltados para a área educacional há mais de 30 anos, em seu Centro Educacional localizado na Grande São Paulo, constituído por duas unidades de ensino, Colégio e Faculdade, que, em 2021, atenderam 3.216 alunos gratuitamente e com 100% de recursos próprios.

O evento contará com as participações de Sérgio Loyola, gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da FSA, e Alexandre Candido da Silva, professor coordenador da ETASA. “Na ocasião iremos explicar cada uma das bolsas permanência que estão disponíveis, bem como quem pode solicitá-las, falar sobre as áreas de atuação e apresentar o dia a dia do curso para quem ainda tem dúvida de como são as aulas”, explica Loyola.

 

Com a proposta de oferecer uma formação intensiva, mirando uma rápida colocação no mercado de trabalho em atividades de gestão, planejamento, projetos, produção animal, vegetal e agroindustrial, o curso técnico em agropecuária vem ao encontro de uma necessidade do mercado. De acordo com dados do Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (CEPEA-USP), a população ocupada no agronegócio cresceu 6,22%, no primeiro trimestre de 2022 e há uma tendência de aumento do grau de escolaridade média dos trabalhadores do agronegócio.

“As informações do mercado mostram que o crescimento do setor está conectado à inovação e tecnologia, como nos demais setores atualmente, a agropecuária conta com maquinários sofisticados que requerem mão de obra cada vez mais qualificada. O aluno ETASA participa de aulas práticas na Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção animal e de grãos, cereais, frutas, entre outros, ocasião em que tem a oportunidade de acessar todas as inovações do mercado”, acrescenta Alexandre Candido da Silva, professor coordenador da ETASA.

O professor coordenador da ETASA destaca que a grade curricular também inclui conteúdos para atender a produção e organização da agricultura familiar e do agronegócio para melhorar a qualidade e a sustentabilidade econômica, ambiental e social. “A carga horária concentrada em dois semestres letivos agiliza a formação e facilita o ingresso no mercado de trabalho ou a continuidade nos estudos nos diversos segmentos da agropecuária.

Bolsas sociais de incentivo ao estudo

Para contribuir com a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social em sala de aula até o final do curso e garantir a sua conclusão, são oferecidos três tipos de bolsas para o aluno da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena. A Bolsa Permanência destina-se a apoiar as despesas com moradia, transporte e alimentação para alunos que moram distantes de Santa Rita do Passa Quatro. Já a Bolsa Transporte tem como objetivo garantir a frequência dos alunos, prevenindo a evasão ou perda das aulas causada por limitações na mobilidade até a Escola Técnica. E a Bolsa Alimentação contribui com as necessidades nutricionais do aluno e sua família. Assim como em todos os demais cursos oferecidos pela Fundação, são oferecidos aos estudantes alimentação (no período das aulas), primeiro uniforme e material didático.

Destinada a candidatos que concluíram o Ensino Médio e ainda não têm Ensino Superior completo, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP), tem vagas remanescentes para o segundo semestre de 2022. A formação tem início em agosto deste ano e oferece uma formação completa em apenas um ano letivo. As inscrições podem ser feitas de forma online, sem taxas, até o dia 25 de julho de 2022.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %