Reconhecimento internacional: alunos de Porto Alegre se destacam em avaliação global e colocam colégio em destaque nacional

0 0
Read Time:2 Minute, 56 Second

Reconhecimento internacional: alunos de Porto Alegre se destacam em avaliação global e colocam colégio em destaque nacional

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa-S) avalia desempenho e habilidades de estudantes com outros países; estudantes de Porto Alegre atingem média superior a nacional em todos os critérios

Realizado a cada três anos, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), busca comparar internacionalmente o desempenho e as habilidades de estudantes com outros países participantes. O Pisa oferece informações sobre o desenvolvimento dos alunos na faixa etária dos 15 anos, pois entende-se que esta é a idade do término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Segundo informações oficiais do programa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é o órgão responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no país, o que envolve representar o Brasil perante a OCDE, coordenar a tradução dos instrumentos de avaliação, coordenar a aplicação desses instrumentos nas escolas amostradas e a coleta das respostas dos participantes, coordenar a codificação dessas respostas, analisar os resultados e elaborar o relatório nacional.

Os critérios avaliam três domínios: leitura, matemática e ciências, em todas as edições. Em cada edição, um domínio principal é avaliado, os alunos respondem mais itens de determinada área do conhecimento e os questionários se concentram na coleta dos dados sobre este domínio.

Resultados

O Colégio João Paulo I Higienópolis participou da avaliação do Pisa for Schools 2022 e obteve médias de desempenho significativas. O resultado foi divulgado em uma escala com pontuação média de 500 e um desvio padrão de 100 entre os países participantes da OCDE. Confira alguns resultados: em leitura, a média do JPHIGI ficou em 558, o que é superior ao resultado nível Brasil, que chegou em 413, bem como matemática, a pontuação do colégio porto alegrense foi de 532, também superior ao resultado nacional de 384, e ciências que somou 530 pontos, sendo que a média no país foi de 404. Na média da pontuação das três áreas de habilidades cognitivas, o JPHIGI somou um valor maior que a média global, que é de 488 pontos. “Estes números são muito relevantes para nós, temos certeza que isto nos ajudará a preparar os nossos alunos para os próximos desafios que enfrentarão, entendemos que o Pisa contribui para os métodos de avaliação do mundo atual. Sabemos quais são os pontos de melhorias que podem ser tomadas para o método de aprendizagem dos alunos. Teremos, a partir de agora, um olhar atento e sólido para promover os incentivos necessários para todos os alunos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, comemora Fernanda Tondolo Martins, diretora do Colégio João Paulo I Higienópolis.

Sobre o Colégio João Paulo I – Higienópolis

Somos uma instituição de ensino que, há mais de três décadas, é comprometida com um projeto de educação que integra o indivíduo no seu contexto cultural. A filosofia que nos fundamenta concebe a Educação numa perspectiva mais humanizada, pois o aprimoramento intelectual leva o indivíduo ao conhecimento da realidade e o faz perceber que ela pode ser organizada de forma clara, coerente e original, fruto do trabalho. O projeto pedagógico do Colégio João Paulo I oferece uma formação escolar que se caracteriza pela intencionalidade, sistematização e organização de conteúdos de ensino, de forma a preparar os estudantes para a apreensão do conhecimento, a responsabilidade, a liberdade, o trabalho, a solidariedade e a cidadania. Os valores do bom relacionamento e da empatia, bem como da disciplina, da autonomia e da organização, e o compromisso com a sustentabilidade permeiam os projetos desenvolvidos em todos os níveis de ensino.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %